Hiroshi Kato (Aikido)

Hiroshi Kato (nascido em Tokyo, 1935) é um Mestre de Aikido (8º Dan) mundialmente famoso. Ele vive em Tokyo, no Japão e viaja pelo mundo para compartilhar seus conhecimentos sobre Aikido. Sensei Kato é um antigo aluno de Morihei Ueshiba. Desde 1986, Sensei Kato tem ensinado no seu Dojo “Suginami Aikikai” (afiliado ao Aikikai World Headquarters [Sede Mundial Aikikai]) localizado em Ogikubo, distrito de Tokyo e tem mais de 55 alunos.

 

Início dos Treinamentos

 

K

ato Sensei iniciou os treinos de Aikido em 1954 no Aikido World Headquarters (Hombu Dojo) sob as instruções do Fundador do Aikido, Morihei Ueshiba também conhecido como O’Sensei. Apresentou-se ao Aikikai Hombu Dojo através de da rede de contatos de sua mãe quando ele tinha 19 anos. Ele treinava lá diariamente bem como gastava longas horas aperfeiçoando sua prática pessoal. Trabalhando durante o dia como gráfico, ele participava das aulas à noite. (Por esta razão ele não poderia ser uchideshi, e não aparecia nas antigas fotos com eles.) Ele continuou a treinar por mais de 52 anos no Aikikai Hombu Dojo, embora nos últimos anos ele desse aula principalmente no Suginami Dojo, mas ele continua participando de eventos especiais no Aikikai Hombu Dojo.

Após seus primeiros 10 anos no Hombu Dojo, Kato Sensei ocasionalmente tinha chances de trabalhar para o Fundador. Ele continuava seguindo o Aikido através da imagem do Fundador, de acordo com Kato Sensei, “Para mim, o Fundador não está morto. Ele continua vivo em minha mente e coração.”

Kato Sensei freqüenta aulas do Doshu por três gerações: o Fundador, o segundo Doshu, e o atual terceiro Doshu. Ele recebeu seus seis primeiros dans do Fundador e seus próximos dois dans do segundo Doshu.

Seu treino pessoal no Aikido foi ascético. Em seus primeiros anos, ele frequentemente treinava armas sozinho ao longo da noite, saudava o nascer do sol na manhã seguinte, e então ia trabalhar novamente. O Aikido de Kato Sensei tem uma medida pessoal espiritual. Antes de todas as aulas, Kato Sensei tem a prática de chegar antes no Dojo para meditar. Desde que era jovem, ele visita templos nas montanhas e fica lá em cima toda noite praticando armas e meditação.

Kato Sensei considera o O’Sensei com o máximo de respeito e considera-o como seu único professor. Ele diz ‘Aikido não é algo para aprender com os outros, mas para aprender com si próprio. Idealmente, a prática deve ser por si mesma, e deve ser rigorosa e severamente auto-disciplinada, por opção própria. ”

 

Ensinamentos e Realizações

 

E

m 1965 iniciou  um grupo de prática informal chamado Yagyu-kai f formado sob sua orientação e direção. A maioria dos membros eram detentores de faixa-preta e ele gostava de ensinar, treino pesado, e um bate-papo animado após a aula.Em 1987, ele oficializou o Siginami Aikikai (perto da estação Ogikubo) em Suginami-Ku, como um dojo filiado ao Aikikai Hombu Dojo. O primeiro Yagyu-kai foi incorporado ao Suginami Aikikai. Naquela época, Sensei Kato continuou a praticar no Hombu Dojo.

Ele se aposentou de seu trabalho como gráfico e agora ensina Aikido em tempo integral. Em 1994, ele recebeu o 8º Dan e no mesmo ano, começou a dar aulas de Aikido nos Estados Unidos. Ele viaja para os EUA para ensinar Aikido nos seus dojos na Califórnia e Texas duas vezes ao ano. Ele inclusive oferece seminários nos outros dojos filiados ao Aikikai como instrutor convidado.

De 1999 a 2001, ele recebeu homenagens por sua contribuição por promover o Aikido do prefeito de Houston, Texas. Em outubro de 2006, ele foi homenageado por suas contribuições ao Aikido com a criação do Dia de Hiroshi Kato do prefeito de Midland, Texas. EM 2001, Suginami Aikikai recebeu elogios do governador de Tokyo como Excelente Organização. Nesse ano, ele também começou a dar aulas no Ogikubo Sports Center em Tokyo que é a sede oficial de encontros dos membros do Suginami Aikikai. Refletindo sua profundidade e maturidade como um dojo, existe agora yudanshas de alto nível (como 5º e 6º dans) no Suginami Aikikai.

 

Filosofia do Aikido

 

P

ara Kato Sensei o Aikido é um modo de vida e não apenas uma arte marcial (Budo). O Aikido de Sensei Kato assemelha-se muito àquele ensinado no Hombu Dojo por Shihans como Watanabe Nobuyuki e Endo Seichiro (embora não tão intenso como estes últimos) no sentido que suas práticas de lançamento se contato físico, utilizando o momento certo do uke, mas sem muito contato com ele. Fortes movimentos de quadril são aplicados juntamente com leves movimentos de pivô dos pés. Kato Sensei tira seus movimentos de Taijitsu dos seus ensinamentos de armas (Bokuto e Jo). Devido sua idade avançada, as aulas de Kato Sensei não são vigorosas como muitos esperariam, mas é a profundidade e amplitude da técnica que os alunos procuram desenvolver.

 

Mural